Conhecer e explorar
O que é o Scratch?
O Scratch é uma nova linguagem gráfica de programação, inspirada no Logo, que possibilita a criação de histórias interactivas, animações, simulações, jogos e músicas, e a partilha dessas criações na Web.
O termo Scratch provém da técnica de scratching utilizada pelos Disco-Jockeys do Hip-Hop que giram os discos de vinil com as suas mãos para a frente e para trás de modo a fazer misturas musicais de forma original. Com o Scratch é possível fazer algo de semelhante, misturando diferentes tipos de clips de media(gráficos, fotos, músicas, sons) de formas criativas.Esta aplicação, destinada a ser utilizada por crianças a partir dos 8 anos, foi desenvolvida pela equipaLifelong Kindergarten do MIT Media Lab, coordenada por Mitchel Resnick.
Começar a explorar o Scratch
Na secção Support do site existem vários materiais de apoio à utilização do programa: vídeos, guiões, listagem dos comandos,,, É muito fácil começar a trabalhar com esta aplicação que possui igualmente potencialidades de programação muito complexas que podem servir de suporte a uma grande diversidade de projectos.
Um dos grandes objectivos dos criadores do Scratch é desenvolver uma comunidade online e uma cultura de partilha entre os seus utilizadores. Depois de se construir um projecto Scratch pode partilhar-se esse projecto no site do Scratch ou inseri-lo numa outra página da Web.
Como fonte de inspiração, pode ver projectos feitos por outras pessoas no site do Scratch. Se pretender fazer o download de algum deles para ter acesso à sua programação deve inscrever-se no site do Scratchatravés da opção Signup for an account.
Apesar de o Scratch não ser uma aplicação específica para a Matemática, pode oferecer enormes potencialidades nesse domínio. Imagine algumas dessas potencialidades, consultando a páginahttp://scratch.mit.edu/tags/math onde está disponível uma lista de projectos categorizados como sendo de matemática.
Relatos de experiências com Scratch
Artigo de divulgação do projecto Scratch (em espanhol)
Scratch: A Sneak Preview
Outros textos interessantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário